Eventos

XII Ciclo de Conceitos

Os Doze Conceitos para Serviços Mundiais foram escritos por Bill W. em 1960 e adotados pela 12ª Conferência Anual de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos em 1962.

Todavia, os princípios delineados no Conceito I já haviam sido implementados desde 1955, na Convenção Internacional de St. Louis, quando Bill , em nome de Dr. Bob, dos Custódios e dos Líderes de A.A. mais antigos, transferiu a responsabilidade dos serviços mundiais de A.A. para toda a Irmandade.

A partir de então os grupos de A.A. assumiram o compromisso de comandar os destinos de Alcoólicos Anônimos.
Razões imperiosas determinaram essa tomada de posição.


Eis os fatos:
Em 1938, quando Alcoólicos Anônimos contava apenas com 50 membros no seu todo, os pioneiros ( Bill, Dr. Bob e alguns amigos) vislumbrando o grande Crescimento de A.A. numa visão de futuro extraordinário,começaram a trabalhar na formação de uma estrutura de serviços mundiais, a qual denominaram de Fundação do Alcoólico, a qual mais tarde, em 1954, passou a chamar-se Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos e que se constituía de um quadro de Custódio. O objetivo dessa Fundação seria manter unidos todos os serviços gerais de A.A., inclusive cuidando da compilação de uma literatura uniforme,serviço de relações públicas, apoio na formação de novos grupos, criar uma revista mensal e cuidar da tradução das futuras literaturas para outras línguas.
Os líderes estavam exultantes. A confiança havia tomado lugar do medo, da dúvida, da discórdia. Apesar da excelente performance de A.A. como um todo nesse período, havia no ar uma inquietação por parte dos fundadores. A Fundação do Alcoólico estava tendo um excelente desempenho no que dizia a controle de despesas, mas quando se tratava de normas de procedimentos de A.A. sempre recorria ao Bill e Dr. Bob. Na verdade havia um distanciamento entre os grupos e os custódios.Quando os grupos necessitavam de apoio eles não se dirigiam aos custódios, mas também ao Dr. Bob e ao Bill, de forma que esses dois pioneiros eram os únicos elos de ligação entre os grupos e os custódios.
Com a doença do Dr. Bob ficou evidente que algo teria que ser feito para promover o entrosamento entre grupos e a fundação e que somente uma ‘Conferência Representativa’ poderia preencher essa lacuna existente na estrutura de A.A..
Quando se começou a falar em constituição de uma Conferência de Serviços Gerais houve reações contrárias,generalizadas tanto da parte dos custódios como dos grupos. Os grupos estavam satisfeitos com a forma como A.A. estava sendo conduzido. Os membros de A.A. praticamente nada conheciam de Serviços Gerais e a maioria nem sequer sabiam o nome dos custódios, portanto não desejavam mudança. Quanto aos Custódios eles temiam que uma Conferência com a participação de membros delegados dos grupos iria gerar muita confusão, política, despesas e discórdia.

Dia: 13/08/2017 - 07h00min - Informações: (65) 3321 1020

Titulo fixo

Fale com a gente

Precisa de ajuda? Manda um e-mail!
esl@aamt.org.br
Nos Telefone
(65) 3321-1020
ou no celular
(65) 99699-9554

ESL MT

ESL-Escritório de Serviços Locais de A.A. de Mato Grosso
Rua Antônio Maria, 130 - Ed. Anna Paula - 1º Andar - Sala 10 - Centro - CEP: 78.005-420 - Cuiabá - MT
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo